segunda-feira, 25 de maio de 2015

Quarta semana Tema: “E agora, você quer ser alguém segundo o coração de Deus?”

Estudos bíblicos de meio de semana
Quarta semana
Tema:

“E agora, você quer ser alguém segundo o coração de Deus?”

Texto Bíblico:

“Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade.”
Atos 13.22
Introdução

- Durante todo este mês, pensamos o que significa ser uma pessoa segundo o coração de Deus.
- Já falamos algumas vezes, mas sempre é bom repetir, que ser segundo o coração de Deus não é ser uma pessoa perfeita, mas alguém que deseja, reconhecendo suas falhas, pecados e limitações, fazer a vontade de Deus.
- Significa se quebrantar diante de Deus, pedir perdão e nunca mais cometer aquele mesmo tipo de pecado.
- Hoje vamos ver dez sinais que marcam uma pessoa que deseja ser segundo o coração de Deus.
- Estas marcas devem estar presentes na sua vida pessoal e terá reflexo no seu casamento, no relacionamento com toda a sua família, na sua igreja e por onde passar.
- As seguintes palavras descrevem o coração de Davi, como pode ser visto em seus próprios escritos:

1 – Pessoas segundo o coração de Deus são humildes

“Certamente que os homens de classe baixa são vaidade, e os homens de ordem elevada são mentira; pesados em balanças, eles juntos são mais leves do que a vaidade.
Não confieis na opressão, nem vos ensoberbeçais na rapina; se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração.
Deus falou uma vez; duas vezes ouvi isto: que o poder pertence a Deus”.
Salmos 62:9-11
- Humildade em todas as esferas do relacionamento.
- Foi John Riskin, que disse: "Eu acredito que o primeiro teste de um homem verdadeiramente grande é a sua humildade. Eu não quero dizer com humildade, a dúvida de seu próprio valor, ou hesitação em falar a sua opinião. Mas realmente grandes homens tem uma sensação de que o valor não está neles, mas em Deus”.
 - Andrew Murray disse: "O homem humilde não sente ciúmes ou inveja. Ele pode louvar a Deus quando os outros são preferidos e abençoados diante dele. Ele pode suportar ouvir outros serem elogiados enquanto ele é esquecido, porque ele recebeu o Espírito de Jesus, que não procurou agradar a si mesmo e nem buscou a sua própria honra.”

2 - Pessoas segundo o coração de Deus são tementes

“Quando vejo os teus céus, trabalhos dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele, e o filho do homem terreno para que tomes conta dele?”
Salmo 8:3, 4
- Apropriadamente, Davi ficou impressionado ao comparar sua insignificância com o imenso céu estrelado. Em vez de assustá-lo, esse conhecimento o moveu a louvar a Jeová e a dizer: “Os céus declaram a glória de Deus; e a expansão está contando o trabalho das suas mãos” Salmo 19:1.
- Esse sentimento de reverência por Deus fez Davi se achegar mais a Jeová e querer aprender e seguir Seus modos perfeitos.
- Imagine como Davi se sentiu ao cantar a Jeová: “Tu és grande e fazes coisas maravilhosas; tu, só tu, és Deus. Instrui-me, ó Jeová, acerca do teu caminho. Andarei na tua verdade. Unifica meu coração para temer o teu nome.” Salmo 86:10, 11.

3 - Pessoas segundo o coração de Deus confiam Nele

“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”.
Salmos 27:1
- A maior prova da confiança que Davi depositava em Deus foi quando enfrentou o gigante Golias.
- Viver segundo o coração de Deus é confiar Nele quando enfrentamos os desafios da vida, os gigantes que vem ao nosso encontro.
- Você tem confiado em Deus sempre?
- Uma família segundo o coração de Deus confia Nele sempre!

4 - Pessoas segundo o coração de Deus O amam intensamente

“Eu te amo, ó Senhor, minha força”.
Salmos 18:1
- Amar ao Senhor é colocar em primeiro lugar em nossa vida.
- Nosso amor a Deus deve estar acima do amor conjugal, dos filhos e da família.
5 - Pessoas segundo o coração de Deus reconhecem seus erros, se quebrantam diante Dele e são perdoadas

“Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande”.
Salmos 25:11
- Davi pecou várias vezes, mas sempre pedia perdão a Deus.
- Pecou quando adulterou com Bate-Seba (2 Sm 11,12).
- Pecou quando contou o povo (1 Cr 21.1).
- Cometemos pecados que ferem a Deus e a todos que estão próximos a nós (cônjuges, pais, filhos e demais parentes e amigos), mas devemos reconhecer, nos humilhar e pedir o perdão de Deus.

6 - Pessoas segundo o coração de Deus são fiéis

“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver”.
Salmos 23:6
- Fiéis a Deus, ao cônjuge e para com a igreja.
- Fiéis, não somente no campo da espiritualidade, mas nas finanças, nos negócios, na sexualidade, nos relacionamentos com parentes e amigos.

7 - Pessoas segundo o coração de Deus são obedientes

“Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua lei e a ela obedeça de todo o coração”.
Salmos 119:34
- A Bíblia, a Lei de Deus, está cheia de recomendações sobre como devemos proceder em nossa família (Ef 5.21-33; 6.1-4).
- Como pessoas que desejam ser segundo o coração de Deus, devemos procurar ser obedientes em todas estas recomendações.

Conclusão

- O exemplo de Davi é um ótimo roteiro sobre como devemos viver a nossa vida.
- Quais destas áreas precisam de uma maior atenção sua para que haja melhorias no seu relacionamento com Deus, com seu cônjuge, com seus pais, filhos e demais familiares?


Nenhum comentário:

Postar um comentário